Com imóveis cada vez menores, a criatividade na hora de mobiliar ambientes nunca foi tão necessária como agora. Afinal, quartos enormes, cozinhas hollywoodianas, praticamente só em novelas e filmes.
Hoje a ordem é não desperdiçar espaços, principalmente nas grandes cidades, onde o valor do metro quadrado está nas alturas! Na cozinha, por exemplo, uma das soluções que podem otimizar os espaços é a utilização de mesas dobráveis ou embutidas em armários.
Essa solução acaba sendo essencial para espaços cada vez mais reduzidos e onde a praticidade deve substituir os móveis tradicionais. O único inconveniente nessa solução é o fato que para usar a mesa é necessário montá-la e desmontá-la.
Se a cozinha oferecer um espaço suficiente, também há a possibilidade de fixar a mesa diretamente à parede. Há muitos modelos, inclusive em vidro temperado, que oferecem essas opções.
Lembre-se. Mais importante do que a beleza, tem que estar a funcionalidade do móvel. O mesmo podemos dizer dos quartos que, atualmente, mal cabem uma cama de solteiro. Nesses casos, evite armários muito grandes e prefira os que tenham portas de correr.
Portas “camarão” ou sanfonadas também podem ser importantes em copas, cozinhas e banheiros para ganhar muitos metros quadrados a mais. Na dúvida, consulte sempre um arquiteto.