Você tem certa quantia no banco e não quer mais deixar seu dinheiro rendendo os juros minguados da poupança. Também é muito conservador para se arriscar no mercado de ações ou bitcoins. Vem então a ideia de se aventurar no mercado imobiliário, construindo e vendendo imóveis.

A pergunta que não quer calar é: vale a pena esse tipo de investimento? A resposta é complicada. Há alguns anos, construir uma casa para vender não era nada complicado. Era quase certeza de um bom lucro. Porém, com a retração do mercado imobiliário nos últimos três anos, é preciso ter cuidado.

Mesmo assim, se você quiser se arriscar, planeje bem para não perder dinheiro. Uma pesquisa de mercado é indicada antes de agir, principalmente para saber qual o tipo de imóvel que a cidade precisa.

Outra boa dica. Construa um imóvel que possa ser financiado pela CEF (Caixa Econômica Federa), pois ampliará suas chances de vendê-lo.  Tipo Minha Casa Minha Vida? Por que não?  Esse tipo de imóvel é muito procurado, pois recebe subsídio do Governo Federal, atraindo muitos compradores.

Porém, o lucro não será tão alto. Já casas de alto padrão, lojas ou barracões comerciais ou industriais podem levar muito mais tempo para serem comercializados, mas o ganho compensa. Outras dicas são: