De hoje até o final de março, as chuvas não irão dar trégua. Por isso é importante que estejamos prevenidos quanto às goteiras e possíveis entupimentos de calhas ou sistemas de drenagem de águas pluviais em nossas casas.

Saiba que medidas simples podem evitar grandes prejuízos no futuro. No telhado, uma boa olhada para detectar possíveis telhas quebradas ou fora do lugar podem reduzir os casos de infiltração e danos à pintura.

Porém, nesses casos, é aconselhável contratar um profissional, pois o trabalho em telhados requer experiência para não causar danos, além de muita atenção para evitar acidentes. Em resumo, não suba no telhado.

O mesmo profissional também poderá checar as condições das calhar que, normalmente acumulam sujeiras trazidas pelo vento (poeira, pequenas pedras, sementes, etc) ou fezes de pássaros, penas e até restos de ninhos.

Folhas

Todo esse material acumulado pode entupir as calhas, resultando em prejuízo para seu bolso. Outro inimigo das calhas e redes de águas pluviais são as folhas das árvores. Neste caso, uma poda pode ser recomendada.

Porém, antes de cortar a planta em seu terreno, também convém conversar com um profissional. Se a árvore estiver na calçada, não tome qualquer providência sem pedir autorização ao órgão competente da Prefeitura.

A poder público poderá autorizar a poda ou ele mesmo executar o serviço. Também há casos que as árvores chegam a ameaçar a rede elétrica. Mesmo assim, não faça nada sem antes solicitar à própria concessionária de energia elétrica para que tome as providências necessárias.  Agindo dessa forma, você terá um verão tranquilo, sem sobressaltos ou prejuízos.