O conceito “menos é mais” há muito tempo é válido também no mercado imobiliário. Nos últimos anos, apartamentos cada vez mais compactos estão se tornando as grandes estrelas desse mercado, cada vez mais aquecido.

Mas por que as pessoas estão procurando imóveis menores? É uma resposta complicada, mas alguns fatores podem explicar, em partes, essa preferência. Os moradores dessas unidades compactas dizem, por exemplo, que gostam desses tipos de ambientes porque são mais aconchegantes.

Outros apontam que unidades habitacionais menores oferecem maior praticidade, pois dão menos trabalho e são mais fáceis de manter limpas. Além disso, o fato de serem pequenos não tornam esses apartamentos menos funcionais e agradáveis.

Vejam outras vantagens. Uma delas diz respeito à decoração, que nesses casos, fica bem mais em conta do que em um imóvel maior. Isso porque cabem menos coisas. Por isso a compra de móveis tem que ser muito bem planejada, evitando a sensação de que tudo está amontoado!!!

Nesse caso, são recomendáveis móveis planejados, especialmente pensados para esses ambientes, pois além de moderno e práticos, dão um charme especial ao pequeno apê. Outra vantagem é a organização, que se torna bem mais fácil.

Afinal, se a sua casa é compacta, seus pertences também precisam se adaptar a isso, ou seja, sem exageros com roupas, sapatos e outros objetos. Vale destacar ainda que, na hora da faxina, o trabalho é bem menor! Conforto e acolhimento também merecem destaque e só em ambientes menores isso é possível.

 

INTIMIDADE

Por serem pequenos, esses apartamentos ainda favorecem a intimidade entre seus ocupantes e o contato com familiares, amigos e vizinhos. Por último, não poderíamos deixar fora dessa lista de vantagens os custos mais baixos de um apartamento de dimensões reduzidas, já que se gasta menos água, luz, produtos de limpeza, IPTU, etc.

Além de todas essas vantagens citadas acima, quem optou por morar em apartamentos pequenos também busca simplicidade. Nada de móveis grandes ou objetos de pouco uso. Diga adeus àquelas compras desnecessárias e quinquilharias que acabavam se acumulando em um quartinho qualquer.

Pense sempre que, neste novo ambiente, você é prioridade. Pense sempre em seu bem estar, em sua liberdade, transformando seu novo apê em um oásis de tranquilidade e onde você sinta prazer em retornar após um dia puxado no trabalho. Então, boa sorte!