Ainda é uma prática muito comum entre os proprietários de imóveis do chamado “aluguel direto”, ou seja, o aluguel sem contrato ou o respaldo técnico-jurídico de uma imobiliária, feito diretamente com o locatária. Às vezes, o acordo é feito apenas verbalmente!

Os donos dos imóveis acham que, dessa forma, irão “ganhar mais”, economizando com a taxa de administração. A aventura, porém, pode acabar mal se houver inadimplência por parte do locador ou quando o imóvel for danificado.

Em muitos casos, além dos prejuízos materiais, o locador ainda arca com despesas jurídicas, tentando minimizar suas perdas. Evite tudo isso contratando os serviços de uma imobiliária. Os custos são baixíssimos, mas as garantias compensam – e muito – essa administração terceirizada.

A começar pela caução ou fiador, exigidas pelas imobiliárias e que evitam prejuízos em caso de não pagamento do aluguel. É como um seguro contra calote. Também há os laudos de vistoria, realizados antes e após o fim do contrato de aluguel, que asseguram que o imóvel estará nas mesmas condições de quando foi locado.

Até mesmo para o locador, o contrato feito por uma imobiliária é importante, pois assegura a ele os mesmos direitos, evitando despejos ilegais ou cobranças indevidas por parte do locatário. Portanto, na hora de locar seu imóvel, não o faça sem o respaldo profissional de uma imobiliária.