É uma visão terrível. Observar o surgimento de uma rachadura na parede do imóvel preocupa e muito, seja o dono do imóvel ou o locador. Fique atento quando descobrir esse problema e saiba as diferenças entre uma simples fissura e uma rachadura.
Na maior parte dos casos, elas não significam, necessariamente, um grande problema. Por outro lado, podem ser um sinal de algo bem mais sério. Mas como podemos distingui-las?
Simples: as rachaduras graves tendem a crescer de tamanho com o passar dos dias. São ainda mais preocupantes se estiverem localizadas em lajes, vigas, pilares ou fundações.
Atenção especial com as rachaduras na diagonal e profundas, que indicam problemas na estrutura. Ou seja, as paredes podem estar cedendo por alguma falha na fundação, laje ou na estrutura de suporte da casa.
A construção de um novo pavimento superior ou a simples colocação de mais uma caixa d’água na laje pode causar isso. Nesse cenário, é prudente deixar o local, acionar um engenheiro ou membro da Defesa Civil da sua cidade para avaliar a gravidade do problema.
Em Mogi Guaçu os telefones são 3831-5760 ou 199. Em Mogi Mirim os telefones são 3862-9474 ou 193. Já as fissuras (vertical ou horizontal) geralmente são superficiais e menos preocupantes.
Mesmo assim, não custa pedir a opinião de um engenheiro. Se não for constatada nenhuma ameaça mais séria, um pedreiro poderá fazer o reparo com tela sintética ou massa acrílica para fechar a fissura.
Fundações
Sinais de que algo não está bem com a fundação de um imóvel aparecem quando portas e janelas ficam desalinhadas e difícil de fechar. Também apresenta pisos inclinados, rachaduras entre piso e parede ou entre piso e teto.
Infiltrações causadas por vazamento nos canos e impermeabilizações mal feitas também podem causar falhas estruturais, já que a água passa pelo concreto, corroendo as armações de aço.
E saiba que usar tintas e pintura para disfarçar rachaduras vai apenas adiar o inevitável com uma gambiarra. Conserte o problema primeiro, já que tinta não resolve.
E não custa repetir: se a rachadura está evoluindo rápido, não perca tempo e chame o profissional para uma avaliação. Uma análise técnica permitirá saber a gravidade do problema, indicando uma solução reparadora, evitando danos maiores e salvando seu patrimônio.