Muitos pais, para agradar os filhos, costumam adotar ou mesmo comprar bichinhos de estimação (cães e gatos), mesmo sem ter um plano para receber os novos “hóspedes”, especialmente quem mora em apartamento.

Embora a chagada de um animalzinho de estimação seja, realmente, um momento muito feliz da família, é preciso que haja um planejamento e cuidados que não podem ser ignorados. Segundo os especialistas, a primeira providência a se tomar é providenciar redes de proteção em janelas e varandas.

Animais são como crianças. Então, mantenha produtos de limpeza e outras substâncias tóxicas fora do alcance deles. Escolha um local para o pet dormir, de preferência sem muita luz e quente. Jamais deixe seu animalzinho dormir na varanda.

Acostume seu cão ou gato, desde cedo, a fazer suas necessidades sempre em um mesmo local, de preferência forrado com jornal.  No caso dos gatos, a famosa caixinha de areia ajuda muito. Já os cães necessitam de um treinamento mais demorado.

O mesmo serve para o local das refeições. Sempre ofereça ração e água em tigelas próprias e que devem ser higienizadas diariamente, para evitar a proliferação de bactérias. Consulte um veterinário para saber a quantidade correta da ração diária de seu pet.

Compre brinquedos para seus pets, pois evitará que ele se “interesse” por objetos de sua casa, como pés de mesa, roupas, cadeiras, chinelos, fios, etc. Uma última dica, porém, a mais importantíssima: divida todas as tarefas e cuidados com o pet entre os membros da família.

Isso amplia o senso de responsabilidade das crianças e só fará bem a todos.  Qualquer animal percebe quando é amado por todos e o faz sentir-se como membro da família.  Feito tudo isso, você e sua família, mesmo em um apartamento, poderão curtir a companhia sempre prazerosa de um animalzinho de estimação.