Com famílias cada vez menores e aumento de pessoas morando sozinhas, imóveis de três dormitórios pare não fazer mais sentido. Mas será que é melhor, na ora de construir, optar por uma planta de dois quartos?
Essa dúvida precisa ser definida pelo próprio morador. Às vezes as pessoas constroem para eles, mas depois, quando decidem vender, acabam enfrentando algum tipo de problema, já que não pensaram de agradar outro tipo de público.
Casas com dormitórios tendem a ser mais baratas para se construir. São voltadas, principalmente, para casais com apenas um filho (ou nenhum), casais de idosos e até solteiros.
As principais vantagens são que ocupam menos espaço e por isso pode ser construída em terrenos pequenos. Casa menor, preço da construção (calculado em m²) menor. Casas de dois quartos também são mais fáceis de fazer a manutenção e limpeza.
Já uma casa de 3 dormitórios é mais indicada para famílias maiores, que tenham um ou mais filhos ou um casal de filhos. A casa de três quartos também é mais versátil, pois pode acomodar um escritório, uma sala de TV ou mesmo um quarto de hóspedes.
Normalmente é o imóvel que tem maior procura e, consequentemente, é mais valorizada. Também permite melhor organização e utilização do espaço. Antes de construir, pense. Vou morar aqui a vida inteira? Se não, opte por três dormitórios. Que tem procura garantida em caso de colocar o imóvel à venda.