Uma das tarefas mais difíceis pra quem procura um imóvel para alugar é encontrar um fiador. Muitos contratos não chegam a ser assinados justamente por falta dessa exigência. Porém, ultimamente a situação começa mudar um pouco e a favor do futuro locatário.
Trata-se da fiança locatícia, um seguro que pode agilizar a aprovação do candidato à locação e ainda proteger o locador, evitando a inadimplência. Essa modalidade de seguro é contratada pelo próprio inquilino.
Já se tornou uma tendência do mercado e está presente em quase todo o país, inclusive Mogi Guaçu, onde a Artigiani já orienta os proprietários de imóveis a optarem pelo seguro fiança, em vez da caução e fiador.
Os proprietários de imóveis também estão mais receptivos ao seguro. Eles argumentam que a caução – valor que correspondente a três ou mais meses de aluguel – é insuficiente para cobrir eventuais prejuízos materiais ou inadimplência do aluguel.
Além disso, a figura do fiador está cara vez mais rara, sem falar no fato do locatário se sente constrangido ao ter que pedir a alguém que garanta o seu aluguel, taxas de condomínio e impostos, caso ele não possa pagar.
A principal exigência para aceitação de um fiador está a de que este possua mais de um imóvel residencial na mesma cidade do contrato de locação.
Já com o seguro fiança locatícia, a responsabilidade pela aprovação do futuro inquilino passa a ser da seguradora. Por essa razão, a opção tornou sinônimo de independência e tem crescido de forma expressiva.
CUSTO
A cobertura básica do seguro fiança locatícia é o pagamento do aluguel e de multas para o proprietário do imóvel, caso o inquilino fique inadimplente. Também podem ser contratadas coberturas adicionais como pagamento do condomínio, IPTU, água, gás canalizado, luz, danos ao imóvel, pintura interna e externa e multa por rescisão contratual.
O custo do seguro fiança locatícia oscila entre uma a três vezes o valor do aluguel, dependendo da seguradora, das coberturas contratadas e do perfil do locatário. Esse valor pode variar, principalmente, de acordo com a análise de crédito do candidato, feita pela seguradora. Geralmente, o seguro é pago junto com o aluguel.